terça-feira, 2 de agosto de 2016

Olimpíadas 2016: Grupo A - Belarus

HELLO!! It’s me... I was wondering if after all these HOURS you'd like to meet...

CLAAARO que SIM, Adele diva!!!! Claro que queremos nos encontrar com esses internautas maravilhosos que acompanham o nosso querido e humilde blog, e também nos seguem nas mais variadas redes sociais.

Tem para todos os gostos. Para aqueles que gostam das fotos reveladoras, tem o Instagram. Para os que gostam de uma notícia mais rapidinha, pra ler dentro do busão, metrô ou onde queira, tem o pássaro azul, vulgo Twitter. Para os que gostam de um espaço para debater os temas, tem página E grupo no livro de caras (não é daquela revista dos rycos), aka Faaacebook. Para os mais íntimos, grupo no aplicativo mais detestado pelas “otoridades” brasileiras, o WhatsApp.

Já sei o que estão se perguntando, como acessar isso tudo? Tem uma lista de links aqui do lado direito, se estiver faltando algo lá, certeza que uma das outras redes sociais vão redirecionar. Ou só perguntar que informamos. Quanto ao grupo no zap zap? AHHHH, ai mermão, tem que ser chegado “ni nóis”, tem que marcar presença.

Já fugi muito do assunto, vamos falar de coisa boa então. Nãããão, gente... Não estou falando da TekPix, a filmadora mais vendida do Brasil-sil-sil, estou falando de BASQUETE. Sim, e alguém adivinha qual a equipe que será desvendada hoje sem olhar o título????

BIELORÚSSIA!!!! Epa, está errado! Pegadinha do malandro, iê-iê!! Queria saber se vocês estavam antenados. O correto é BELARUS!! (não sei pq, sempre que falo Belarus tenho vontade de cantar assim “BELARUS EM SANTOSSS”, enfim...) Para obter mais informações sobre esse país não muito conhecido por aqui nas terras descobertas por Portugal, porém, muito mencionado no meio basquetibolístico, é só clicar AQUI.

Pois bem, a seleção de Belarus é muito jovem quanto às participações em jogos olímpicos, essa é apenas a sua segunda presença no maior evento esportivo de todas as galáxias. A outra vez que esteve presente foi em 2008, em Pequim, quando terminou na sexta colocação.

Engana-se quem pensa que Belarus é apenas mais uma seleção. Mesmo sem muitas jogadoras com grande destaque, elas conseguiram um bronze no disputado Campeonato Europeu de 2007, e no Mundial de 2010 chegaram a disputar o 3º lugar contra a poderosa Espanha, mas não obtiveram a vitória, ficando (obviamente) com o 4º lugar.

Para os jogos do Rio 2016, o treinador Anatoli Buyalski convocou as seguintes atletas:

Jogadora - Time - País do time

Anastasiya Verameyenka – Fenerbahçe – Turquia
Volha Ziuzkova - BC Tsmoki-Minsk – Belarus
Yelena Leuchanka - Guangdong Dolphins – China
Tatsiana Likhtarovich – Tarbes – França
Maryia Popova – Enisey – Rússia
Yuliya Rytsikava – Gorizont – Belarus
Katsiaryna Snytsina - Hatay Belediye – Turquia
Aliaksandra Tarasava - SV Halle Lions – Alemanha
Tatyana Troina – Basket Gdynia – Polônia
Nataliya Trafimava - BK Gorizont Minsk – Belarus
Lindsey Harding – Phoenix Mercury – EUA
Maryia Filonchyk – Olimpia - Belarus

Seis jogadoras que compõem o elenco da seleção de Belarus fizeram parte da equipe que participou pela primeira vez das Olimpíadas de 2008, são elas: Yelena LeuchankaAnastasiya VerameyenkaKatsiaryna SnytsinaTatyana TroinaTatsiana Likhtarovich e Nataliya Trafimava.

Além dessas jogadoras que já possuem experiência mais prolongada com competições internacionais, através de uma análise superficial dos times que as atletas defendem, a bagagem de conhecimento que elas carregam é grande. A variabilidade de países demonstra que a seleção de Belarus recebe influência de todas as partes, o que pode ser muito positivo no desenrolar do jogo.

Um dos principais reforços é a naturalização da veterana Lindsey Harding. Ela foi a 1ª escolha no WNBA Draft de 2007, teve a honra de ganhar o prêmio Naismith Player of the Year (prêmio de melhor jogadora universitária do ano =O) enquanto jogava por Duke. Ela é a primeira vencedora da referida premiação que não defende as cores da seleção dos EUA (são tantos os talentos, que esqueceram da Harding).

Algumas outras jogadoras se destacam: Anastasiya Verameyenka tem uma média de uns 13 pontos por partida, mas seu forte está mesmo na defesa, em 2013, era a melhor bloqueadora de arremessos na Europa; Yelena Leuchanka é ao lado da Harding a principal jogadora de Belarus, já jogou por muitos times da WNBA, inclusive o extinto Charlotte Sting.

Belarus é uma seleção que busca seu lugar ao sol. Se classificou para as Olimpíadas em 5º lugar nas eliminatórias e comemorou como se campeã fosse. Diferente de outras equipes que contam com mais da metade do elenco com novatas, as belarussas confiam na experiência de suas atletas para tentar conquistar mais um resultado positivo em competições oficiais.


Só para sentirem o gostinho do que vem por aí:


Olha só, cês tão ligados que a parada aqui é séria, e as informações sobre as equipes são importantes, pois são concorrentes diretas da seleção brasileira, né? Cês não perceberam isso ainda? COMO ASSIM, GENTE???? Seja lá o que estiverem fazendo, e vão ler os posts  sobre a Austrália (LAUREN JACKSON NOSSA DIVA) que esse serumaninho que aqui escreve fez E o MARAVILHOSO post sobre a França (*-* a culinária) que a digníssima, eficaz e companheira Magic Gracy fez. (e só clicarem no nominho dos países =D)

Por hoje é só, pessoal. CRUJ CRUJ CRUJ, TCHAU!

Nenhum comentário:

Postar um comentário