sexta-feira, 17 de julho de 2009

Fala leitor!

Pessoal, já convocamos todos vocês para caso desejem publicar algum texto, artigo, reflexão.. acerca de algum tema que o blog trata, basta nos contatar pelo e-mail: brasilwnba@gmail.com

Para a estréia desse "quadro", publico um artigo que o João da Paz nos enviou sobre a Diana Taurasi e o que ela vem passando nos ultimos dias. Obrigada João! Estaremos sempre abertas a receber novos textos.


Ser Humano

"Exato, assim somos todos nós: humanos.

Exato, até aquela pessoa que é tão admirada, que parece estar em um mundo paralelo também é humana.

Ás vezes é colocado em alguém um rótulo de intocável, super estrela, diva... Mas, de repente, este alguém chega a outro e dá um autógrafo, tira uma foto, dá um abraço, fala “oi!”.... Aí se percebe que este alguém é daqui da Terra, que é um entre tantos outros.

Ás vezes alguém é colocado “acima-de-qualquer-suspeita”, impecável... Mas, de repente, ocorre um erro... Bam!... Aí se percebe que este alguém é daqui da Terra, que é um entre tantos outros

Simplesmente humano.

Quando Diana Taurasi, ala do Phoenix Mercury, foi pega dia 2 de Julho deste ano dirigindo embriagada a reação dos fãs e das pessoas em geral foi similar: ficaram surpresos. Surpresos tipo “Mas, ela? Logo Ela?”.

Espantaram-se ao descobrir que Taurasi errou. Espantaram-se ao “descobrir” que ela é humana.

De fato Diana errou, falha gravíssima. O índice de álcool no sangue dela estava o dobro do permitido pela lei do estado do Arizona (0.17, quando o limite é 0.08), por isso ela sofre três acusações por dirigir acima da velocidade permitida, o que poderia acarretar sérios problemas a ela e a outros.

Na próxima quarta-feira, dia 22, ela estará na corte da cidade de Phoenix onde se defenderá, podendo receber uma punição; cadeia ou multa. Além disto, a WNBA poderá suspendê-la por mais tempo, já que a franquia a puniu com o salário de dois jogos e a sua ausência nas próximas duas partidas da equipe.

Fora isso tudo há algo para se resolver: sua participação no “Jogo das Estrelas”. Ela já recebeu uma punição do publico; passou de jogadora mais votada a ausente no quinteto titular do Oeste. Entretanto existe a escolha para as reservas, deveria Taurasi estar incluída entre elas?

Pela perspectiva pura do jogo, sim. Afinal, ela é uma das cestinhas desta temporada e tem um currículo formidável na liga. Mas, a moral entrará em jogo e a WNBA não permitirá que ela jogue como forma de punição? Muitos são a favor da segunda tese, acreditando que servirá de lição tanto para Diana quanto para outras atletas; assim a liga mostrará que nem uma de suas principais estrelas está acima das regras e que todas terão tratamento igual dentro da mesma circunstância.

Isto posto, como é que fica depois?

É evidente que este acontecimento mancha a carreira da Taurasi, mas ela saberá sair desta não deixando que isto sirva como barreira em seu avanço profissional. Após a justiça divulgar o veredicto e a WNBA tomar sua atitude, a vida vai seguir...

...e aí?
O que todos (principalmente os fãs) devem fazer?

Recebê-la de volta com todo calor humano possível.

Passar a mão na cabeça?

Não. Ela sabe o erro que cometeu.

Aqui é que o ser humano deve SER humano e entender que ela está pagando pelo que fez, algo que pode acontecer com qualquer um.

Qualquer um que seja humano. "


escrito por João da Paz

4 comentários:

  1. adorei joao! expressou perfeitamente o que eu penso sobre o assunto! *-*

    ResponderExcluir
  2. eu acho q punir atleta dentro d campo/quadra por uma atividade fora do campo/quadra eh demais.. atletas tb sao ser humanos e ser humanos cometem erros... sobre a "gravidade" da infracao..haha nos eua td eh mto exagerado.. enfim quem nunk bebeu.. e dirigiu aqui q atire a primeira pedra kkk

    ResponderExcluir
  3. bonito o texto.
    e concordo com a pri. punir uma jogadora por ação externa é desnecessário.
    se a liga não pune nem corretamente as jogadoras que brigam dentro de quadra, imagina se vai conseguir fazer justiça com questões que não cabe a ela se meter.
    (vide a briga Parker vs. Pierson: Parker tomou um jogo de suspensão. UM JOGO!)

    ResponderExcluir
  4. bonito texto.

    tenho una traduçao espanhola no nosso site. Espero que isso nao importa.

    Saludo.

    www.bskt.com.es/bskt/index.php?p=leer&n=2849

    ResponderExcluir