terça-feira, 9 de junho de 2009

Perguntas e respostas...

Nessa terça-feira a ESPN transmitiu o jogo Seattle Storm x Indiana Fever. Como em todas as outras transmissões de qualquer esporte, o blog ficou disponível para que os telespectadores fizessem comentários e perguntas. Nós da WNBA Brasil acompanhamos e percebemos muitas dúvidas, principalmente entre o público masculino. Decidimos esclarecer algumas delas.


Eduardo Mereu - BAURU/SP
Boa noite!!! Depois da Janete o Brasil já teve outra jogadora brasileira que se destacasse na WNBA?
WNBA Brasil: Não há nenhuma brasileira de destaque na WNBA atualmente, porém a pivô Érika de Souza, do Atlanta Dream, vem mostrado crescimento em seu rendimento.


Marcel
Bom nunca assisti WNBA, mas sou grande fã da NBA, e queria saber: qual é o melhor time até agora? E qual o atual campeão? A cidade de Cleveland tem algum time de WNBA?
WNBA Brasil: Dizer qual é o melhor time atualmente pode ser difícil, pois obviamente cada um puxará sardinha para seu lado. Mas fazendo-se uma analise podemos citar o Los Angeles Sparks devido a seu elenco. Lisa Leslie, Candace Parker, Tina Thompson e DeLisha Milton-Jones são medalhistas olímpicas pela seleção norte americana. Ainda conta com a presença de Betty Lennox, que já foi campeã da WNBA com o Seattle Storm e MVP das finais desse mesmo ano. O Detroit Shock também tem um time experiente e tricampeão. O Seattle Storm, não diferente dos outros, conta com um roster poderoso, sendo o nome mais importante a australiana Lauren Jackson, tendo com principal co-adjuvante a armadora principal da seleção norte americana, Sue Bird.

O atual campeão é o Detroit Shock. Ano passado ganhou o tricampeonato sobre o San Antonio Silver Stars.


Ricardo Marrubia - São Paulo - SP
Zé, alguma jogadora da WNBA consegue enterrar?
WNBA Brasil: Várias jogadoras na WNBA conseguem enterrar, mas claro que não como os gigantes da NBA. Oficialmente, as unicas a enterrar em jogo na liga foram Lisa Leslie e Candace Parker. Porém outras jogadoras já mostraram seu potêncial de dunk: Michele Sknow, Sylvia Fowles e até a Deanna Nolan.


Eduardo Mereu - BAURU/SP
Todos os times da NBA tem um time na WNBA? E que time da WNBA ganhou mais títulos? Quantos?
WNBA Brasil: Não, nem todos os times da NBA tem um time na WNBA. Após a falência do Houston Comets, o número de times da liga diminuiu para 12. E nem todos os tmes da WNBA que existem na NBA são exatamente dos mesmos donos. O Chicago Sky é um exemplo. A franquia é de Chicago, mas o dono não é o mesmo do Bulls.

O time da WNBA que mais ganhou títulos é exatamente o falido Houston Comets. Foram 4. O Detroit Shock ganhou 3 títulos, tendo um sido no ano passado.


Ricardo Marrubia - São Paulo - SP
Quais brasileiras jogam na WNBA?
WNBA Brasil: Iziane Castro Marques e Érika de Souza, ambas do Atlanta Dream.


Marcel- São Caetano do Sul - Sp
A Seleção de Basquete feminino tem time para jogar "pau-a-pau'' com a seleção americana?
WNBA Brasil: Nessas Olimpíadas foi comprovado mais do que nunca do que não. Admiro o basquete brasileiro e suas estrelas, temos muitas jogadoras incríveis (destaco Natalia Burian, de Americana), porém é preciso um trabalho com maior apoio das prefeituras e governo, principalmente para as categorias de base, de onde começam a brilhar os talentos.


Juan Machado - Bagé - RS
A Penny Taylor (jogadora da Áustrália) joga na WNBA?
WNBA Brasil: Não. Atualmente está se preparando para um cirurgia, porém fez parte do elenco campeão em 2007 do Phoenix Mercury.


Eduardo Mereu - BAURU / SP
A Érika está em uma equipe com condições de disputar o título?
WNBA Brasil: Érika está jogando no Atlanta Dream, equipe nova que fará sua segunda temporada nesse ano e ainda tem muito a melhorar. Fizeram mudanças nessa offseason descartando algumas jogadoras que não lhe favoreciam e contratou novos reforços. Sem contar que o direito de primeiro lugar no draft desse ano os favoreceu em muito.


Marcel- Sao Caetano do Sul - SP
Qual é a melhor equipe este ano na WNBA?
WNBA Brasil: Ainda é cedo para ter uma resposta concreta. O Detroit Shock, apesar de ter perdido o primeiro, mostrou que está vivo. O Seattle Storm teve sua primeira derrota apenas em seu terceiro jogo. O San Antonio Silver Stars teve apenas um jogo e perdeu por detalhes. Todos esses são times de grande porte, porém a temporada acabou de começar e tem muito para mostrar.


Tiago Duarte
Os playoffs da WNBA são no mesmo estilo da NBA?
WNBA Brasil: Por ter mais times, na NBA existem duas fases antes de chegar à final da conferência, na WNBA existe apenas uma, e então chega-se na final do Leste ou Oeste. Os playoffs de conferência são decididos em séries de 3 jogos. A final tem 5 jogos.


Davi da Silva
Sempre estou vendo a NBA e gostaria de saber qual o salário médio das jogadoras da WNBA??
WNBA Brasil: A média salarial na WNBA é de 64 mil dólares/ano. O que reflete a falta de apoio ao basquete feminino; porém com essa nova onda de patrocínios pode ter aumentado. (informação retirada do Spurs Brasil)


Willian Covizzi
A Fiba, mas principalmente a WNba não poderiam pensar em baixar a altura da cesta pra vermos a mulherada cravando bola igual os marmanjos????
WNBA Brasil: Projetos como esse já foram avaliados, mas até o momento o único aprovado, e já em prática, foi a redução do tamanho da bola para os jogos femininos.


João Miguel - Canelinha/SC
Não estou encontrando o patrocínio na camisa das meninas, podem me clarear as idéias?
WNBA Brasil: Apenas o Phoenix Mercury e o Los Angeles Sparks possuem patrocínio.


Tiago Duarte - RJ
A linha de 3 pontos na WNBA é igual ao da NBA?
WNBA Brasil: Não, a linha de 3 pontos na NBA é maior.


Alexei – São Caetano do Sul
O campeonato da WNBA segue o mesmo padrão da NBA de jogos de ida e volta? E quanto tempo dura o campeonato?
WNBA Brasil: Sim, segue o mesmo padrão da NBA nos jogos de ida e volta. A temporada regular vai de junho até setembro atualmente. Até a temporada assada começava em maio.


Se você tiver alguma dúvida não exite em nos contactar pelo e-mail: brasilwnba@gmail.com.br, ou então na nossa página do fórum. Teremos prazer em responde-las.

3 comentários:

  1. Não vi o jogo e nem o resultado ainda, estou esperando p assistir a reprise as 4 da matina..
    adorei ver as novidades no blog! arrasou Ro!!! deu nosso blog na transmissao ao vivo?! espero que sim!! adorei as atualizacoes de hoje!

    ResponderExcluir
  2. nossa, katiasilene... não sei se é porque o time para que eu torcia perdeu, mas o jogo foi uma droga! não acordaria 4h pra revê-lo nunca!
    esperemos uma nova terça no ESPN pro Storm... quem sabe um joguinho mais bonito de se ver, viu?

    ResponderExcluir
  3. Qual é os jogadores brasileiros que jogam na wnba..

    ResponderExcluir