domingo, 19 de abril de 2009

Geno Auriemma, o novo responsável pela potência


Os céus se regozijaram com a saída de Anne Donovan (Donovanta, para os mais intímos) do comando da seleção campeã olímpica do basquete feminino das Olimpíadas de Pequim, 2008. Ficou no ar a questão sobre quem seria o próximo a comandar a toda poderosa seleção dos EUA, derramando estrelas por todos os cantos. Na segunda-feira passada, dia 15 de abril, o Comitê Diretor da Seleção Feminina de Basquetebol dos EUA decidiu que o dono da vaga tão ansiada por tantos técnicos seria de Geno Auriemma, técnico da University of Connecticut.

"Não sei se posso adequadamente descrever meus sentimentos e minhas emoções quando fui chamado para isso e como eu me sinto desde então," disse Auriemma. "Essa é uma oortunidade que se você tem muita sorte vem uma vez na vida e eu jamais pensei que teria essa oportunidade. É simplesmente esmagadora, as emoções que correm através de você. Que honra incrível é ser escolhido."

À primeira vista Geno tem em mente vencer o campeonato mundial de 2010 na Reública Tcheca, oque já dará à seleção um lugar garantido nos Jogos Olimpícos de 2012 (Londres, Inglaterra).

Ariumma tem um excelente histórico tanto no basquete universitário quanto na direção das seleções de categoria de base dos EUA. Foi assistente técnico para a seleção do ano 2000, que ganhou a medalha de bronze em Sydney, também head coach da seleção Junior (Sub-19) no campeonato mundial de 2001, o qual terminou com uma campanha de 6-1 e com a medalha de bronze; o Time norte-americano Junior do classificatório mundial em 2000, na Argentina, em Mar del Plata; e ainda dirigiu treinos seletores das seleções de 1996 e 1993.

"Isso é maravilhoso para o técnico Auriemma," disse a ex-Huskie e duas vezes medalista de ouro Diana Taurasi. "Eu sei como jogadora que essa é uma oportunidade na vida de jogar para o melhor técnico do basquete. É um sonho que se tronou realidade para mim, Eu sempre soube que seria sua jogadora denovo. Estou muito feliz. Ele tem tem a paixão e inteligencia de ser ser um técnico de sucesso. Ele sabe como criar jogadoras talentosas dominadora e desafiar jogadoras de uma maneira que niguém mais sabe."

Em seu currículo, Geno tem como "subordinadas" ao seu basquete ninguém mais e ninguém menos do que Sue Bird (2004, 2008), Swin Cash (2004), Rebecca Lobo (1996) e Diana Taurasi (2004, 2008) na UConn.

Não é por pouca causa que Auriemma foi eleito o novo técnico da seleção feminina norte-americana de basquete. Recentemente ele foi campeão da NCAA, com uma campanha perfeita de 39-0. Tal tipo de campanha só foi feita por ele na UConn e por Pat Summit na University of Tennessee.

7 atletas ao comando de Geno ganharam o premio de Player of the Year, incluindo Lobo (1995), Jennifer Rizzotti (1996), Wolters (1997), Bird (2002), Taurasi (2003, 2004) and Maya Moore (2009). Ele também lançou 12 jogadoras All-American 1st team e três no CoSID National Academic All-American Team, entre elas Moore (2009), enquanto TODAS suas estudantes-atletas se formaram.

No momento ficam apenas as especulações no ar: O que tem para melhorar na seleção? Quem serão os cortes? Quem serão os acréscimos? O que ele acha da situação de Becky Hammon? Se tivesse chegado antes ela estaria jogando pela sua pátria-mãe ou iria para a Rússia de qualquer maneira (tá, vocês já se cansaram da minha faladeira sobre a Becky)? A mudança de direção será para melhor?

Abaixo segue um anexo do histórico de Geno Auriemma tanto com a seleção norte-americana quanto com a UConn.


Aproveito esse post para pedir desculpas pela ausência. Durante a semana estive ocupada com os estudos, e como pretendo esse ano pretendo passar no vestibular (mesmo com as mudanças repentinas malucas) continuarei meio ausente durante os "dias letivos". Existe também o fato da temporada ainda não ter começado nos deixa com déficit de assunto. Mas não abandonamos o blog, estaremos postando direto!

Bom feriado!

5 comentários: